Como faz um horóscopo?

Horóscopo dos signos e Horóscopo geral. Técnicas de elaboração e reflexões. Horóscopo diário, semanal, quinzenal, mensal e anual 

"A maioria das pessoas entra em contato com a Astrologia através dos horóscopos". Hector Othon. 

O Horóscopo é uma leitura astrológica do Céu expressa em linguagem comum.
O Sol, Lua e os planetas movimentam-se nos signos do zodíaco em sintonia a como muda o astral, as energias e forças na Terra. 

Assim como no Outono, as folhas caem, e na Primavera brotam as flores, no trânsito do Sol e os planetas pelos signos, facilitam-se qualidades e faculdades da vida associados a eles. 

O horoscopista tem a faculdade de conseguir ler no posicionamento do Sol, Lua e planetas no Zodíaco*, a forma em que tais forças se expressam na vida. Ele pode falar o que está favorecido ou onde se encontram os desafios. Assim, a pessoa poderá organizar melhor suas ações e estratégias de vida. 

Mas deve-se ter claro que o conteúdo de um horóscopo é muito limitado para ser tomado como lei, o horóscopo deve ser lido do mesmo jeito que as informações meteorológicas ou os tantos sinais que a vida na sua natureza rica e mutante proporciona. 

O bom leitor de horóscopo, sempre saberá encontrar uma mensagem no horóscopo que colabore para o estudo de si e a organização da sua ação! A hora de ler o horóscopo é quando se sente vontade. Deve se ler o texto geral e os signos do Sol, Lua e Ascendente. Para os assuntos do amor ler também o signo de Vênus e Marte. 

O horóscopo pode ser feito para um período qualquer de tempo, os clássicos são: "o dia" e "a semana", seguem "a quinzena", "o mês" e "o ano".
 
O horóscopo pode ser feito em geral para todos os signos, o conhecido Horóscopo geral (Céu do dia, da semana, etc.) ou em especifico para cada signo, que é conhecido como "Horóscopo dos signos".

Horóscopo dos signos

O horóscopo dos signos é a leitura de como o astral do Céu (configuração planetária nos signos) se expressa para cada signo, tomando o signo como casa 1. 

Por exemplo, o horóscopo para o signo de Virgem tenta descrever como está o Céu para o virginiano (aquele que nasceu com o Sol no signo de Virgem ou que tem muitos planetas no signo de Virgem). Assim ele poderá usar estas informações para organizar suas atividades neste período. 

Se o Sol estiver transitando, por exemplo, no signo de Peixes, a energia solar estará sendo canalizada piscianamente. Para o virginiano fluir com adequação nesse período, segundo a energia do Sol, deverá se comportar piscianamente, quer dizer: ser mais sensível do que habitualmente, considera as questões desde um ponto de vista mais global, ao contrario de detalhista como é seu movimento natural, etc. 

Lógico que para uma pessoa com o Sol natal no signo de Virgem é um desafio se comportar piscianamente. Assim, é possível que quando o Sol transite pelo signo de Peixes, o virginiano se sinta desvitalizado, sem motivação. E a forma de ficar mais vitalizado, neste período, seria tentando se "piscianizar", quer dizer ser mais coração, sensível e amoroso, atento ao todo e menos exigente com a programação e os detalhes. 

Se Marte estiver em Sagitário neste mesmo período, deverá assimilar na sua ação o jeito sagitariano,.. Se Vênus estiver em Gêmeos, o virginiano deverá ser mais leve e divertido no amor... e assim estará em sintonia com as forças estelares do período.
 
Cada planeta em trânsito coloca a disposição a sua energia segundo o signo onde se encontre, basta este conhecimento para conseguir viver com mais sintonia e eficiência segundo o astral que criam os astros na Terra.
 
Assim quando se descreve qual é a situação do céu para um signo, está-se dando o mapa da energia que está reinando neste período e com a qual teremos que lidar durante o período do horóscopo. 

Por isto, dou grande importância à informação das efemérides (posicionamento dos astros no zodíaco tropical). Sempre que tenho oportunidade nos meus textos de horóscopos incluo dados das efemérides. Assim a pessoa pode escolher melhor o jeito de administrar a energia presente. 

Atrevo-me a propor ações e formas de viver a energia presente e a dar aconselhamentos, quando sinto que eles podem colaborar com o bem estar, a felicidade e o desenvolvimento da pessoa. 

Para elaborar um horóscopo para um signo se dispõe de mais de vinte elementos diferentes: transito do Sol, da Lua e dos planetas pelos signos do zodíaco, aspectos e ângulos entre os planetas, entrada dos astros nos signos, mudança de direção de movimento, fases da lua, estações da natureza, características do calendário, etc. 

Cabe ao horoscopero (astrólogo) ter sensibilidade para escolher o elemento a ser ressaltado. Tem astrólogos que só consideram o transito do Sol nos signos. Mas a participação no astral do dia a dia pode tem outros protagonistas. A seguir, refletirei sobre os elementos que considero de mais peso e seus significados.

Horóscopo para o signo solar

Sem lugar a dúvidas, o signo solar é de grande importância na definição da personalidade. O Sol natal (signo onde estava o Sol no momento do nascimento) descreve as características potenciais da identidade pessoal, o tipo de energia vital e sua forma de expressão, aquilo que a pessoa tem de mais distintivo e forte. A situação do Sol natal no mapa natal expressa as potencialidades da consciência de si, consistência, auto-estima, centramento, realização pessoal e vocação. 

Assim a informação de como as configurações planetárias e seus ciclos (o Horóscopo) dinamizam o signo do Sol natal pode oferecer dicas valiosas para o dia a dia. 

O conhecimento prévio de como está o astral, em relação ao signo solar, permite a pessoa planificar-se e preparar-se tendo em conta as orientações do horóscopo. Isto, sem lugar a dúvidas, é útil.
 
Horóscopo e fatos
 
Para mim é impossível predizer fatos através dos trânsitos planetários e seus horóscopos. As circunstâncias da vida e o livre arbítrio da pessoa é o que determina o que acontece. 

Do mesmo jeito que com as previsões astrológicas, o horóscopo nunca prediz fatos, mas descreve arranjos energéticos que criam climas nos diferentes setores da vida. 

Clima tenso pode gerar situações felizes, assim como clima harmonioso pode gerar desgraças tudo depende das pessoas envolvidas e suas circunstâncias.

Horóscopo focando o signo lunar ou os signos dos outros planetas no mapa natal

Muitas pessoas pensam que o horóscopo só serve para conhecer o astral segundo o signo solar. E posso afirmar que muitos astrólogos elaboram seus horóscopos focando só o signo solar do leitor.

O horóscopo pode ser elaborado focando o signo solar, mas também o signo lunar, ascendente, etc. 

O foco no signo planetário determina a função ou faculdade enfatizada. Assim por exemplo, um horóscopo feito para orientar o signo lunar (mundo emocional) vai selecionar os posicionamentos e aspectos que mexem mais com a emoção, enquanto se o foco fosse o signo onde está Marte (ação, decisão, força), selecionaria os posicionamentos e aspectos que mexem com a ação, as iniciativas, as decisões; se o foco fosse o signo onde estiver Vênus (amor, sexo, dinheiro), selecionaria os favorecimentos ou desafios ao amor, a valorização e a riqueza. 

No caso de horóscopo do amor, por exemplo, pode-se focar tanto o jeito que o "Sol natal" vive o amor como propriamente o astral do signo onde se encontra Vênus no mapa natal, ai o leitor teria que conhecer onde está Vênus no seu mapa natal. Isto é um detalhe, mas que na pratica é muito útil. 

As pessoas, em geral, conhecem do seu mapa natal só o signo solar (o signo onde estava transitando o Sol no momento do nascimento). Por isso o horóscopo é feito se pensando no Sol e é lido privilegiando o signo solar. No entanto os horóscopos podem ser lidos desde a perspectiva do Ascendente, da Lua natal e de qualquer outro planeta ou "ponto astrológico significativo" tipo os Nodos lunares. 

Aconselho ao consultar um horóscopo se pode ler no mínimo o signo solar, o signo ascendente e o signo lunar, já que eles juntos ao signo solar são os principais pilares da personalidade.

Como elaborar um horóscopo tomando o signo solar como casa 1?

Pega-se o signo para o qual vai ser lido o horóscopo como casa 1. Os outros signos, em sentido anti-horário serão a casa 2, a casa 3 até chegar a casa 12.

Usa-se o conteúdo clássico que a Astrologia descreve para cada casa, para saber os assuntos da vida que serão ativados pelos planetas no dia ou no período em que se quer levantar o horóscopo. 

Visualize o mapa do Céu do horóscopo. Imagine-se sentando no meio do arco que corresponde ao signo que você quer fazer o horóscopo. A seguir contemple o mapa todo. O signo em que você está sentado é considerado como a casa 1. 

Exemplo: No horóscopo para Gêmeos, pega-se o signo de Gêmeos como casa 1, Caranguejo como casa 2, Leão como casa 3 e assim sucessivamente. 

Estuda-se o posicionamento do Sol, da Lua e dos planetas e seus aspectos em relação ao Sol natal e o signo onde se encontra. No horóscopo ordinário só se considera a posição do Sol em trânsito. 

Conhecendo onde estão colocados os planetas no Zodíaco no momento de fazer o horóscopo, se sabe que casas eles estão dinamizando, de onde se deduz os assuntos que estão sendo ativados, e qual a energia regente, assim como a relação entre os assuntos através dos aspectos planetários. 

Por exemplo: Se o Sol transita por Caranguejo, para um geminiano, o Sol estaria dinamizando a sua casa 2, que tem a ver com dinheiro e bens, então seria um período propício para ganhar dinheiro... 

O trânsito do Sol é habitualmente o mais usado. O horóscopo que só considera o Sol é o mais simples possível. O mais comum na atualidade é usar todos os planetas em trânsito, cada um vai dar uma tonalidade, um colorido.
 
Além de se considerar o posicionamento de todos os planetas tem-se em conta os aspectos que fazem entre eles. Os aspectos, na minha opinião são fundamentais na determinação do astral, a tal ponto que só eles podem definir um bom horóscopo. 

Conteúdos das casas, tomando o signo solar como casa 1

Casa I - cúspide determinada pelo ascendente: A pessoa. Imagem de si. Experiência da singularidade

O Sol transitando pela casa I inaugura um novo ciclo solar em relação ao Ascendente. Este fato leva a pessoa a se voltar mais para si, de ter satisfação em se escutar mais, em considerar mais o que pensa e sente, em querer ser mais verdadeiro, íntegro, consequente. A pessoa passa a se cuidar mais, a querer se vestir e arrumar melhor, pode até querer ficar em forma física especial. O Sol em trânsito pela casa I, é muito bem recebido pelo corpo e pela pessoa, especialmente as pessoas que não tem planetas pessoais na casa I e assim tem a oportunidade de sentir um pouco mais forte o trânsito do Sol pela casa I. 

O Sol está em estado cósmico exaltado na casa I, quer dizer, que sua energia e atributos são bem acolhidos e assimilados. 

O trânsito do Sol pela casa I é tão benéfico que pode colaborar com a melhora da saúde, ganho de vitalidade, disposição e magnetismo. A pessoa bem consigo mesma, se sente mais segura, digna, competente. Poderá sentir-se também mais amorosa, generosa. 

Para os astrólogos santeiros é a visita do Sol no âmago da personalidade, o nascimento do Sol - Herói interior, iniciando a jornada na Roda da Vida. Nestes dias ele ganha identidade e define as diretrizes gerais da jornada. 

Todos os anos terá em torno de 30 dias em que o Sol cruza o Ascendente e passa pela casa I, este período será propício para a pessoa se fortificar, se centrar e investir nos seus assuntos pessoais e naquilo que quer. É um bom momento favorável para fazer balanços da vida e tomar atitudes de retificação de prumo. 

O Sol em trânsito pela casa casa I sugere:
  • oportunidade para cuidar e aprumar o corpo físico.
  • oportunidade de auto-conhecimento e afinação ao jeito de ser mais coerente com seu temperamento.
  • bom momento para definir diretrizes e criar projetos de vida. Poderia ser um bom momento para programar o ano. Num sentido psicológico, o Sol em transito pela casa I oferece lucidez para perceber a experiência da singularidade.
  • bom momento para perceber o jeito que quer fazer as coisas.
  • bom período para demarcar projetos importantes para a vida, ou determinar diretrizes que gostaria que sempre estivessem presentes em seus projetos pessoais.
  • o grau em que sua vida está centrada nele ou nos outros: o centro da tele. É um bom momento para retomar e fortificar o centro e a pessoa fortificar aquilo que lhe faz sentir bem. Oportunidade de centramento, aprimoramento e ganho em singularidade.

O Sol transitando pelo seu signo solar marca o início de um novo ciclo (ano) solar pelas casas, no qual a consciência, vitalidade e entidade pessoal tem a oportunidade de se renovar. 

Neste período, a pessoa passa a gostar mais de si, tende a estar mais voltada para si mesma, valorizar suas habilidades e talentos, com a possibilidade de tornar-se mais consciente de si (Sol) e da situação da sua vida (Seu Reino). É um momento ideal para definir a função solar, fazer balanços e se propor novas metas. 

É hora de reforçar a auto-estima, descobrir-se e colocar-se no centro de suas próprias atenções, ainda que aparente ser egoísta. 

Temas sobre os que se pode refletir:
  • Como está se mostrando para o mundo e para si mesmo? Está gostando de sua aparência, do seu estilo, da forma que se expressa?
  • Esta gostando do resultado de suas ações, trabalho?
  • Esta satisfeito com o jeito que leva a vida?
  • Como anda o comando de si?
  • Como está se mantendo, dando conta de suas obrigações e responsabilidades, gerando o que precisa, para si e seus dependentes, para viver com alegria?
  • Como anda sua generosidade? Como anda seu carisma, seu magnetismo, sua liderança?
  • Como está sentindo seu centro?
  • Como anda sua auto-estima? sua dignidade? Está gostando de si? Esta fazendo o que quer? Está tendo disposição e atitude para realizar sua vontade e suas metas?
  • Como anda o respeito por si mesmo? Os outros o respeitam? o aprovam?
  • Que poderia fazer para aprimorar seu poder pessoal, sua consistência, força, entusiasmo, vitalidade?
  • Como anda o autoconhecimento?
  • O que aprendeu nos últimos seis meses que deveria aprofundar para encaminhar a vida a favor de seu bem-estar e felicidade?
  • Esta gostando da vida que leva? O que pode fazer para melhorar?

Exercícios:
  • Defina com clareza seus propósitos pessoais. Goste de ser dono de si. Seja o que fala e sente.
  • É um bom momento para se traçar metas a serem cumpridas nos próximos 6 meses em sintonia com o ciclo do Sol em trânsito.
Orientações para viver o Sol em trânsito na casa I:
  • Observar-se no dia a dia, ir detectando, identificando, onde se está pleno, entregue, feliz, e o contrário onde se está desencaixado, morno, desinteressado, sem intensidade, ressentido.
  • Observe onde você se da bem, em que função ou papel fluem mais seus investimentos, você se sente melhor, os outros ficam mais satisfeitos com você.
  • Observe se você expressa com clareza e transparência o seu jeito de ser, o jeito que você gosta das coisas. No caso negativo, observe se o meio ou o externo é responsável pela sua inibição ou se é você mesmo que se inibe. Se é o meio, será que da para negociar uma mudança ou será que é necessário mudar de lugar?
  • Observe se você é percebido como você se percebe. Tente agir de tal maneira que os outros e o ambiente identifiquem o que você quer.
  • Observe o seu ambiente e identifique as expectativas projetadas em você e como você age ante elas, como você se sente: está sendo sincero? Está a vontade? É isso que você quer fazer? Ou de repente, posso até fazer, mais será que o jeito, a forma que a relação está tendo me agrada? Que posso fazer para tornar agradável para mim e o outro? Será que temos que decidir que é preciso mudar certo costume, ação, forma de ser?

Identificando o que é singular, próprio, vai encontrar funções, ações, ambientes onde possa realizar-se sua potência. 

Se você encontra em outros, formas de ser que te agradam, apropria-te delas, mais não imitando, mas encontrando o teu jeito pessoal de dar passagem a aquilo que o outro te inspira. 

Fique atento as oportunidades sincrônicas que o Universo te oferece para que você aja segundo tua singularidade, para que você descubra e materialize tua singularidade. 

Saiba que tem uma forma de ser e agir que te corresponde segundo as tuas potencialidades planetárias, biológicas, culturais e de membrecia que tem a promessa da realização plena, da felicidade. 

O Sol em transito pela casa I é uma grande oportunidade para se centrar e se aproximar a verdade da vida. Privilegie o estudo de si e o aprimoramento pessoal. Seja aquilo que pensa e sente.

Casa II - Posses. Dinheiro. Valores. Experiência da prosperidade

Nestes trinta dias, o Sol em trânsito esta iluminando o setor dos assuntos ligados a vida material. O trânsito do Sol pela casa II vai colocar em foco a relação da pessoa com seus valores e bens materiais. Assim é um bom momento para melhoramentos nos objetos pessoais, aprimoramentos no trabalho a favor de ganhar mais dinheiro ou bem-estar. É um bom momento também para reformas na casa, para compras de objetos. Favorável para negócios e novos empreendimentos. 

No caso de estar em dificuldades materiais é um bom momento para descobrir seu caminho de prosperidade. 

Estabeleça metas de aprimoramento e prosperidade material. 

O Sol em trânsito pela casa II sugere:
  • Reformulação de valores e gostos pessoais. Vontade de rever o que se gosta e valoriza.
  • Vontade de focar a qualidade da vida com se vive.
  • Bom momento para produzir dinheiro e riquezas materiais. Bom momento para novos negócios e investimentos.
  • Bom momento para dar uma revisada em tudo o que se tem, colocar fora o que não se quer e produzir o que se quer.
  • Bom período para uma nova decoração sintonizada ao momento que se vive.

Casa III - Comunicação. Expressão. Primeiros estudos, o como se aprende. Irmãos e parentes. Vizinhança. Condução pessoal. Experiência da troca

O transito do Sol pela casa III, ativa a expressão e comunicação pessoal. Facilita cursos de aprimoramento, viagens e contatos. Ilumina relacionamentos com irmãos, parentes e vizinhos. É um momento ideal para desenvolver a expressão e comunicação pessoal, mexer com documentos, fazer pequenas viagens. É um bom momento para melhorar seu carro ou aparelhos de comunicação tipo telefone e computador. 

O Sol em trânsito pela casa III sugere:
  • Bom momento para cursos de aprimoramentos (um mês), estudos, leitura, ou escrever.
  • Momento especial para aprumara a expressão e comunicação pessoal.
  • Bom momento para dar palestras, cursos, entrevistas.
  • Período bom para pequenas viagens e passeios.
  • Bom momento para comprar um carro.
  • Oportunidade para tratar assuntos com irmãos, vizinhos, parentes. Bom momento para curtir o melhor lado do relacionamento com irmãos.

Procure conversar com os outros, ler e expressar-se, prestando atenção no que precisa aprender para seguir seu percurso com mais agilidade e flexibilidade de pensamento. Invista na sua informação, expressão e comunicação pessoal.

Casa IV - Lar. Passado. Origens. Família. Ancestrais. Experiência do Pertencimento

O Sol transitando pela casa IV incentiva o relacionamento com a família e o passado. Bom momento para investir em imóveis. 

O Sol em trânsito pela casa IV sugere:
  • bom momento para curtir e tratar assuntos com família, origem, raiz, país.
  • bom momento para a cura emocional e aprimorar seu relacionamento com familiares.
  • vontade de curtir e cultivar a vida privada, segredos, sonhos do passado, re-lembrar a primeira infância.
  • bom momento para mexer e fazer negócios com propriedades e imóveis de herança familiar.
  • bom momento para o estudo do inconsciente pessoal.
  • dedicando tempo a interioridade poderá encontrar verdadeiros tesouros.
  • oportunidade para curtir o pai ou pessoas masculinas importantes na vida.

Casa V - Criatividade. Filhos. Experiência da produção. Poder pessoal. Diversão. Amantes. Magnetismo pessoal

O Sol transitando por está casa está domiciliado, quer dizer, está totalmente a vontade e assim pode agir com esplendor e plenitude. A pessoa durante este trânsito deverá sentir-se energetizada, disposta e com muita energia para viver.
Neste período, o Sol em trânsito está iluminando os assuntos ligados à sua vontade de ser autêntico, criar, intensificar a sua alegria de viver, brincar e deixar que o seu lado criança; venha à tona. Quer prazer para o seu cotidiano e ir atrás de suas conquistas. Favorável para curtir o relacionamento com filhos ou crianças. Tempo também de curtir a vida, fazer esportes e se divertir. 

O Sol em trânsito pela casa V sugere:
  • É um bom período para passar com os filhos e crianças, para engravidar. Conheço muitas pessoas que engravidaram com este trânsito.
  • Bom momento também para esportes ou atividades artísticas e de recreação.
  • Pode acordar também a vontade de namorar e se divertir.
  • A pessoa poderá se sentir mais vital, tesuda, energetizada e magnética, com vontade de criar, realizar, fazer acontecer.
  • Neste período a pessoa poderá ganhar presentes, e ter sorte para jogos de azar e competições em geral.
  • Bom momento para praticar esportes, participar de festas e celebrações.
  • Bom momento para se mostrar em público, atuar, dançar, cantar, ser.

Casa VI - Aprimoramento. Serviço. Cotidiano. Animais domésticos. Saúde. Experiência da oferenda, do serviço

O trânsito do Sol pela casa VI, favorece a saúde e a riqueza do cotidiano.
Neste período, o Sol em trânsito está iluminando os assuntos relativos ao seu serviço, tendo disposição para limpar, arrumar, decorar, organizar melhor seu cotidiano e os ambientes que acostuma usar. Busque organizar-se e exercitar as coisas que sabe fazer. Neste sexto período do seu ciclo solar, você também tem a possibilidade de melhorar seus hábitos para ter uma vida mais saudável. 

O Sol em trânsito pela casa VI sugere:
  • bom momento para investir na saúde preventiva e resolver qualquer tipo de desafio a saúde do corpo. A casa VI representa o ponto principal de atenção para problemas potenciais de saúde porque em dependência de como se age no cotidiano com os desafios do dia a dia é que será a saúde.
  • bom momento também para investir na qualidade do cotidiano. Melhorar o ambiente de trabalho.
  • bom momento para curtir a relação com animais domésticos. Pode ganhar um animal doméstico.
  • bom momento para trabalhar, servir, realizar.
  • período bom para resolver assuntos com colegas e subalternos.
  • oportunidade de identificar como se age no cotidiano e como se gostaria viver o cotidiano.

A casa VI indica como se age diante os desafios do cotidiano:
Signos cardeais (Áries, Caranguejo, Libra e Capricórnio) na cúspide dessa casa, criam o tipo de pessoa solucionadora de problemas:
  • Áries, tenderá a resolver o problema depressa;
  • Libra poderá parecer excitar, mas quando toma a decisão não mudará de ideia.
  • Caranguejo será afetuoso mais firme;
  • Capricórnio será claro, preciso e determinado para encontrar a solução perfeita.

Signos fixos com cúspide nesta casa tentaram viver com os problemas a seu modo por tempo excessivo.
  • Touro tentara se acomodar ao problema, sentir porque ele existe...
  • Leão toma o problema como questão de honra e geralmente cria um drama do processo de solução.
  • Escorpião, ou desconhece o problema ou o resolve sem que ninguém perceba.
  • Aquário avaliara a repercussão social do problema e tentará uma solução em grupo ou se doará para a solução do problema.

Signos mutáveis adotam posições indefinidas e variáveis ante os desafios.
  • Gêmeos falará mais do problema que investir em soluciona-lo.
  • Virgem será discriminativo, detalhista, criará um plano e estratégia de solução.
  • Sagitário verá o problema como um desafio ideológico e filosófico e o assumirá como desafio de princípios.
  • Peixes, foge dos problemas, e pode querer encontrar formas mágicas e diferentes de solução.

Casa VII - Contratos. Casamento. Associações. Experiência do Outro

O Sol nesta casa encontra-se em estado cósmico de queda. Quer dizer encontra-se fora de casa assim recomenda-se respeitar os outros e as diferenças. Neste trânsito aconselha-se a prestar atenção aos outros e a qualidade dos relacionamentos. Valorize as qualidades dos outros e reconheça as pessoas que lhe querem bem e torcem por você. 

Neste período, o Sol em trânsito está iluminando os assuntos relativos a relacionamento, associação e casamento. O foco e a disposição estará nos relacionamentos. Pode se conhecer pessoas importantes para sua vida. Podem se criar condições de fortificar-se a partir de seus relacionamentos. 

O Sol em trânsito pela casa VII sugere:
  • É um período favorável para parcerias e para conhecer pessoas que podem contribuir com seu bem-estar e aprimoramento.
  • Encontro com pessoas influentes e poderosas.
  • Bom momento para firmar contratos, parcerias e negociações com outros.
  • Podem se receber presentes
  • Bom momento para reconstruir um casamento ou parceria. O parceiro mostra seu melhor lado.

Casa VIII - Recursos compartilhados e crises. Intimidade com o outro. Dinheiro e posses dos outros. Experiência da morte do Ego, da doação

O Sol em transito por esta casa encontra-se debilitado, assim recomenda-se humildade e atenção. É um período ideal para pesquisas, estudos profundos, percepção dos outros e do ambiente. 

Neste período, o Sol passa a proteger os assuntos íntimos que o liga ao outro. Sente-se mais segurança no sexo. Pode se receber dinheiro dos outros. Momento bom para mexer com magia ou assuntos misteriosos. 

O Sol em trânsito pela casa VIII sugere:
  • Dias favoráveis para sexo e intimidade.
  • Pode acontecer um bom momento material do parceiro. O parceiro pode ganhar presentes o melhorar na vida.
  • bom momento para iluminar assuntos difíceis, misteriosos, ou complexos.
  • bom momento para enfrentar mudanças e transmutações.

Casa IX - Espiritualidade. Ética pessoal. Grandes viagens. Estrangeiro. Experiência da Ética, do Sagrado

Nesta casa o Sol em trânsito está iluminando o setor da sua ética pessoal, dos estudos superiores, das viagens, do relacionamento com estrangeiros e outras culturas. O Sol em transito por esta casa fortifica a ética e visão de mundo pessoal. 

O Sol em trânsito pela casa IX sugere:
  • período favorável para viagens e cursos de aprimoramento.
  • Favorecido relacionamentos com estrangeiros ou com o estrangeiro.
  • bom momento para iniciar uma viagem. Se não tiver condições de viajar fisicamente, busque fazer isto através de um livro, filmes ou estudos.
  • bom momento para estudos superiores, aprimoramentos. A pessoa tende a dar mais atenção aos seus conhecimentos, buscando ampliá-los e ir além dos horizontes que até então conhece. É hora favorável para transformar os aprendizados em sabedoria, refinar as emoções, estipulando metas mais elevadas para suas atividades e pensamentos.
  • bom momento para palestrar, apresentações públicas.
  • bom momento para reformular a ética pessoal.
  • encontro com bons professores, e pessoas de ideias e atitudes que abrem caminhos e ampliam horizontes.

Casa X (Meio do Céu) - Presente, profissão. Experiência da missão

O Sol transitando pela casa X está em estado cósmico favorecido, assim ele é muito bem acolhido. Neste período está favorecido a prosperidade e o reconhecimento pessoal, o Sol em trânsito está iluminando o setor da sua projeção social. A pessoa tende a buscar destaque e reconhecimento naquilo que faz, principalmente na área profissional, vivenciando de forma mais plena a sua vocação e conseguindo colocar seus talentos e habilidades em prática.. Pode acontecer reconhecimento de qualidades e virtudes. Período ótimo para investir na ascensão de status e imagem pública. 

A casa X é o setor da vida que simboliza tudo o que se precisa realizar - ou o que se aspira. Contraposta à casa do passado - casa 4 - esta representa a imagem pública, profissão que tem com base a herança familiar - da casa oposta. Assim o Sol transitando por aqui pode abrir novas possibilidades profissionais. 

O Sol em trânsito pela casa x sugere:
  • bom momento para promoções e ascensão social. Bom momento para pedir aumento de salário, e melhorias. Podem se apresentar novas oportunidades de prosperidade e reconhecimento de seus talentos e dons. Pode se receber reconhecimento pelo que faz.
  • bom momento para reuniões e encontros com superiores.
  • bom momento para fazer publicidade e mídia de seu trabalho. Coloque seu trabalho na vitrine e intente atingir o máximo.
  • momento de ascensão e reconhecimento.
  • encontro com homens notáveis

Casa XI - Esperanças. Projetos. Grupos. Amigos. Experiência do grupo

O Sol transitando pela casa XI está em exílio, assim está debilitado, no relacionamento com os outros é conveniente adotar uma atitude humilde e moderada, o que pode ajudar a pessoa se situar e assim expressar com mais adequação o que quer. O foco no período deverá estar voltado a qualidade do relacionamento com grupos e amigos. 

O Sol em trânsito pela casa XI sugere:
  • Pode fazer novas amizades ou descobrir novos grupos de interesse.
  • Bom momento para resolver assuntos desafiadores com amigos e grupos.
  • Este período é ideal para a pessoa se libertar dos condicionamentos que impedem a realização de seus potenciais. É um bom momento também para investir em projetos. Não deixe que seus projetos fiquem apenas na mente, observe se não é só descobrir o jeito de trabalhar em grupo ou em parceria com a pessoa certa.
  • Bom momento para reforçar a esperança e projetar sonhos.

Casa XII - Preocupações e marginalização. O oculto. Espiritualidade. O retiro. Experiência do silêncio

O Sol transitando pela casa XII está fragilizado, deve se ser sutil e sensível. O Sol trará a tona assuntos delicados da interioridade que devem ser abordados com carinho e delicadeza. 

O Sol em trânsito pela casa XII sugere:
  • Bom período para se recuperar de crises e doenças. Bom momento para a cura em geral.
  • Bom para investir em recolhimentos e meditações. A pessoa se sentira mais fortificada espiritualmente e disposta para trabalhar sua interioridade.
  • Bom momento para tratar de assuntos íntimos.
  • Bom momento para iniciar ou realizar trabalhos espirituais.
  • Favorecido libertar-se de vaidades, apegos e todo o que se mostrou sabotador e negativo. Processe mágoas e dores, diluindo as emoções que lhe atrapalham. Feche bem as questões que estão penduradas, defina o que vai dar continuidade e o que não. Prepare-se para inaugurar um novo ano solar com a consciência renovada, aceitação da sua realidade e um projeto bem formulado do que quer.
  • Este período é também propicio também para ações de doação e prática do despojamento. Bom também para servir, voluntariar e práticas espiritualistas.

Aspectos que se consideram na elaboração de um horóscopo diário, semanal, mensal e anual

Horóscopo Diário
 
A característica distintiva do dia é definida pela Lua. Porque a Lua se movimenta quase 13 graus a cada dia, enquanto que o Sol e os planetas movimentam-se em um dia, como máximo um grau. Assim as nuances são pinceladas pela posição da Lua e os aspectos que faz durante o dia com os outros planetas. Os aspectos da Lua com outros planetas determinam o astral até de um período de 6 horas.
  • Trânsitos e aspectos da Lua (signo, fase) de 4 a 6 horas.
  • Lua fora de curso (É a Lua quando está sem aspectos com outros planetas antes de mudar de signo).
  • O trânsito do Sol e seus aspectos (de um dia a 5 dias);
  • O transito dos planetas rápidos e seus aspectos (de um dia até 20 dias);
  • O momento em que muda o sentido de movimento dos planetas (Direto e Retrógrado).
  • Quadrantes ou hemisférios.
  • Ascensão dos planetas. Ou seu posicionamento em relação ao leste (2 horas).
  • Para ter um acesso ao astral da hora, gosto de analisar a situação do céu segundo as direções.
  • A energia do momento é determinada pelo posicionamento do Sol, da Lua e dos planetas nos signos, mas também de seus posicionamentos em relação à direção Leste.

Assim tem-se em conta a diferença da energia de um planeta, por exemplo quando ele está ascendendo e quando ele está se pondo. Na minha prática quando um determinado astro está por exemplo no leste, quer dizer ascendendo, está na sua máxima potência, determinando a energia que vai reinar no local.
Exemplo: Se em determinado dia Júpiter estiver ascendendo em torno das 10h00, os assuntos relativos a esse planeta (expansão, estrangeiro, leis, etc) estariam favorecidos nessa hora.... 

Horóscopo Semanal:
  • Fases da Lua, e seus aspectos com outros planetas;
  • Trânsitos e aspectos do Sol e dos planetas rápidos (Mercúrio, Vênus e Marte) entre si e com o resto dos planetas;
  • Sentido do movimento dos planetas (Direto, Retrógrado)
Horóscopo Mensal:
  • Movimento do Sol (signo e aspectos) e
  • Os aspectos de Júpiter e Saturno;
  • Análises de quadrantes e hemisférios (toma-se o signo em pesquisa como casa 1).
Horóscopo Anual:
  • Regente do ano;
  • Mapa do equinócio de Outono no Hemisfério Sul;
  • Aspectos dos planetas Urano, Netuno e Plutão;
  • Signos por onde transitam os planetas Júpiter e Saturno e de pano de fundo os planetas Urano, Netuno e Plutão;
  • Os aspectos deles entre si e com o resto dos planetas.
  • Análises de quadrantes e hemisférios (toma-se o signo em pesquisa como casa 1).
Detalhes que enriquecem a elaboração do horóscopo independente da duração do período
 
Ter em conta a situação astrológica do regente do signo solar ou do planeta que seja o foco do horóscopo Outro requinte que pode ser considerado em relação ao horóscopo é estudar a situação astrológica do regente do signo solar. Por exemplo, para um ariano em um determinado dia, para conhecer como está o astral para ele além de ser vista a situação do Sol, pode se estudar a situação de Marte que é o regente de Áries. Suponha-se que Marte esteja na casa V (a casa do prazer) e esteja em bom aspecto com Vênus, então para o ariano pode estar favorável um encontro amoroso ou prazeroso. 

Distribuição dos planetas nos quadrantes e hemisférios
 
A distribuição dos planetas em relação ao signo do horóscopo revela informações significativas do astral. Por exemplo: para um leonino no mês de março, quando o Sol está em Áries, o hemisfério social de Leão (casas 9, 10 e 11) estará ativado o que pode favorecer a profissão, ou grandes viagens, ou encontro com pessoas influentes... É muito bom também usufruir deste detalhe. 

Os planetas lentos 

O posicionamento dos planetas lentos e seus aspectos (angulações), a entrada nos signos e a mudanças de sentido do movimento são pano de fundo de todos os horóscopos e características fundamentais do astral do ano e períodos maiores. 

Momentos especiais dos planetas a serem considerados na elaboração dos horóscopos.
  • Quando entram num signo;
  • Quando mudam a direção do seu movimento;
  • Quando entram em aspecto exato com outros planetas; especialmente com o Sol, a Lua, Mercúrio, Vênus e Marte.
Estações da natureza
 
No horóscopo pode ser considerado o astral que introduzem as estações da natureza. 

As estações da natureza são determinadas pelo movimento de translação da terra ao redor do sol e a inclinação do eixo da terra. 

As estações introduzem matizes ao astral criado pelo transito dos planetas nos signos. Assim o transito do Sol pelo signo de Áries tem significados diferentes para os hemisférios. Aqui no Sul é Outono enquanto no Norte é Primavera. É evidente que o astral da Primavera é totalmente diferente do Outono, por tanto tais especificidades que trazem as estações da natureza devem ser incluídas na elaboração do horóscopo. 

O calendário
 
O horóscopo também deve incluir o significado das datas especiais que são importantes para seus leitores: Dia do Pai, da Mãe, dos Namorados, Finados, Feriados, Datas com significado nacional ou religiosa, etc. Fim de semana. Período de férias escolares.

Mapa astrológico da localidade

O astral diário, semanal, mensal e anual pode ser enriquecido incluindo as previsões para o mapa da cidade e do país onde circulará o veículo de comunicação.

Efemérides

As efemérides são tabelas que contem dados dos posicionamentos do Sol, da Lua e dos planetas nos signos zodiacais e dos aspectos ou ângulos entre os planetas.
Elas contem também as datas dos acontecimentos astrológicos fundamentais: entrada dos astros nos signos; aspectos astrológicos da Lua, fases de ciclos; eclipses, etc. 

No texto geral do horóscopo gosto de colocar as efemérides planetárias e comentar o seu significado astrológico. A informação das efemérides, especialmente das fases da Lua, são úteis para muitas coisas, entre elas a agricultura, corte de cabelo, movimentos financeiros, etc.

Horóscopo geral ou para todos os signos

O Horóscopo geral pode ser para qualquer período, os mais habituais são: diário, semanal, mensal e até anual.
O Horóscopo geral baseia-se em:
  • aspectos ou ângulos entre o Sol a Lua e os planetas;
  • entrada dos planetas nos signos;
  • Lua fora de Curso.
A diferença em relação ao horóscopo dos signos é que a análise dos posicionamentos dos planetas e suas configurações focam características do astral comum a todos os signos. Por exemplo, a entrada de Saturno no signo de Leão tem significado comum para todos: período de depuração do uso que fazemos do poder... 

Habitualmente se faz uma introdução ao horóscopo dos signos com um horóscopo geral: Céu do dia, da semana, etc.

Horóscopos no Brasil

Desde Omar Cardoso, o Brasil vem desfrutando de excelentes fazedores de horoscopistas. Na atualidade todo jornal e portal ou site de Internet de muito movimento têm horóscopo. 

Sempre gostei dos horoscopistas brasileiros. Por certo agradeceria muito ao leitor deste artigo que me informe que autor de horóscopo gosta mais de ler e o veículo em que sai. 

Os fazedores de horóscopos no Brasil estão se organizando para troca de conhecimentos e métodos. Já fui entrevistado por uma equipe de astrólogos da escola Gaia de São Paulo, para um arquivo que reúne informações sobre todos os astrólogos do Brasil, incluindo até os valores cobrados e direitos autorais.

Informações básicas dos planetas

Os luminares: o Sol e a Lua

TRANSITO DO SOL
 
Fala do astral por um período de trinta dias. 

O Sol pela casa que transita traz brilho, favorecimento, faz acontecer. Pode significar encontro com pessoas importantes, melhoramentos, ganho de poder ou honra. 

Exemplo: Para os escorpioninos, de 23 de Agosto a 22 de Setembro, o Sol transita pelo signo de Virgem, que corresponde a casa XI. Assim os assuntos de casa XI estarão ativados e abençoados pelo trânsito do Sol, o que pode propiciar, neste caso, um astral favorável para fazer ou curtir amizades, desenvolver projetos, realizar atividades em grupo, etc. 

Também é muito importante considerar os aspectos ao Sol, eles podem determinar o que esteja acontecendo de mais significativo. Exemplo, quando o Sol encontra a Saturno, determina um astral de 10 dias onde a legalidade, a ordem e a responsabilidade serão foco. 

TRÂNSITO DA LUA
 
Permite falar do astral a cada dois dias considerando que este é o tempo que demora em seu transito pelos signos ou do astral de horas quando se considera o tempo de validade dos aspectos que faz com outros planetas. 

É muito importante, quando queremos focar o plano emocional considerar os aspectos dos planetas a Lua. 

Considerando um orbe de validade do aspecto de 5 graus, o tempo de consideração de efeito de um aspecto seria de 8 horas, com um máximo de intensidade de 3 horas (orbe de 2 graus). Assim considerando a Lua podemos chegar à precisão da hora. 

A Lua ativa a vida emocional, os cuidados, a alimentação e a família. Pode significar momento de popularidade, encontro com mulher maternal, instabilidade e insegurança pessoal.

Os planetas pessoais: Mercúrio, Vênus e Marte. 

TRÂNSITO DE MERCÚRIO (de 7 a 1 dias)
  • O ano de Mercúrio dura 87,97 dias. Num dia anda aproximadamente um grau.
  • Os aspectos de Mercúrio duram em torno de 7 dias.
  • Gosto de acompanhar a entrada de Mercúrio nos signos, para ter uma idéia da energia que ele mobiliza a nível individual e coletivo.
  • Gosto de acompanhar os períodos em que se encontra em movimento retrógrado: dificuldade ao lidar com documentos, desencontros, desentendimentos.
  • Estudo com cuidado a sua ação como detonador de aspectos tensos ou favoráveis entre os outros planetas.
TRÂNSITO DE VÊNUS (de 20 a 8 dias)
  • O ano de Vênus é de 224,7 dias. O ano zodiacal de Vênus têm de 9 a 14 meses terráqueos.
  • Um aspecto de Vênus dura em torno de 8 dias para um orbe de 5 graus.
  • Tenho em conta a entrada de Vênus nos signos e o período em que esta com movimento retrógrado
TRÂNSITO DE MARTE ( de 60 a 2 dias)
  • Marte é um planeta que deve ser acompanhado no seu movimento grau a grau, porque ele é um potente detonador dos aspectos que estejam acontecendo com os planetas lentos, é um dinamizador de casas e promessas do mapa natal e suas direções.
  • São os trânsitos da força, das detonações e da disposição. Marte movimenta-se ao redor de um grau a cada dois dias, relativamente rápido.
  • Gosto de acompanhar a entrada de Marte nos signos. Os dias em que realiza aspectos exatos com outros planetas e o período de seu movimento retrógrado.
Os planetas sociais
 
TRÂNSITO DE JÚPITER
  • Acompanho sempre o generoso Júpiter. Ele transita ao redor de um ano e pouco por cada signo.
  • Considero também seus aspectos com os outros planetas, especialmente com o Sol a Lua e os planetas rápidos.
  • Considero também a entrada nos signos e a mudança de direção de movimento.
TRÂNSITO DE SATURNO
  • Os trânsitos de Saturno sempre são acompanhados de lições importantíssimas. Saturno depura, denuncia, estrutura e dá corpo. Demora um pouco mais de dois anos em cada signo.
  • Considero também seus aspectos com os outros planetas, especialmente com o Sol a Lua e os planetas rápidos.
  • Considero também a entrada nos signos e a mudança de direção de movimento.

Os planetas transpessoais

TRÂNSITO DE URANO
  • O trânsito de Urano traz transformação, renovação, exige que sintonia ao ritmo galopante da vida. Urano pode provocar mudanças bruscas e inesperadas. Demora em torno de 7 anos em cada signo.
  • Considero também seus aspectos com os outros planetas, especialmente com o Sol a Lua e os planetas rápidos.
  • Considero também a entrada nos signos e a mudança de direção de movimento.
TRÂNSITO DE NETUNO
  • O trânsito de Netuno dinamiza a sensibilidade, capacidade de amar e espiritualidade. Netuno pode provocar confusão, ilusão, engano, diluição. Demora em torno de 14 anos em cada signo.
  • Considero também seus aspectos com os outros planetas, especialmente com o Sol a Lua e os planetas rápidos.
  • Considero também a entrada nos signos e a mudança de direção de movimento.
TRÂNSITO DE PLUTÃO
 
Em geral são os trânsitos mais difíceis, provocando profundos movimentos da alma. Demora de 15 a 30 anos em cada signo. 

O trânsito de Plutão nos signos está ligado a um processo muito lento de aprofundar o significado daquela casa para o nativo. Incita sempre a desafios, sejam eles físicos, financeiros, estruturais ou emocionais. 

Plutão por onde transita leva e traz coisas. Ele é contundente mais avisa antes. Sempre a direção em que Plutão vai agir é percebida com tempo para que sejam realizadas as correções que ele pede. 

Com Plutão, ganhamos o poder de provocar ou viver mudanças essenciais, em nós, nos outros, na sociedade e na natureza. Os efeitos serão bons ou ruins dependendo de como administremos e reagirmos ante as situações que acompanham a relação. 

Assim considero importante incluir a Plutão nos horóscopos especialmente através de sua expressão nos aspectos com o Sol e a Lua e os planetas rápidos especialmente Marte.

Horóscopo personalizado

É feito a partir do mapa natal. Pode incluir além dos trânsitos planetários, as Revoluções, as Progressões, as Direções, as Lunações e os eclipses. 

O Horóscopo personalizado é conhecido também como agenda pessoal